

Estamos a falar de uma framework que permite a criação de jogos para várias plataformas. Entre elas, Windows, Android, MacOS, tvOS , iPhone, Linux, PS4 e xBox One com as respectivas licenças. A plataforma é alimentada pela comunidade e é suportada pelas bibliotecas e ferramentas de desenvolvimento .NET e outras da Microsoft, e a linguagem usada é o C#. Par além da comunidade que mantém o projecto em activo existem dezenas livros e cursos dedicados ao XNA 4.0 e 3.0 que se aplicam bem ao que é hoje o MonoGame.
Making outer sectors snowy again… (need saturated blue elsewhere) #Gamedev #Indiedev #monogame pic.twitter.com/W1Qe5H33QO
— Jan Orszulik (@JanOrszulik) July 27, 2018
A sua extensibilidade a outras plataformas é o potencial que esta ferramenta tem, assim como a linguagem usada o C#. A aplicação funciona bem em qualquer sistema operativo. Lembro também que existem toneladas de informação sobre como programar nesta plataforma, dado que MonoGame herda o abandonado XNA, se procurar tutoriais usando a palavra “XNA” em vez de “MonoGame” é possível que tenha um maior sucesso na recolha de informação útil. Por ser grátis, à partida, não há limitações de uso, e ao contrário do Unity que ou é pago ou se tem que levar com o seu logotipo, poderá ser feito o trabalho inteiramente ao nosso gosto num ambiente de desenvolvimento desenvolvido também por profissionais (Visual Studio, .NET).
Deixe um comentário